No início da manhã desta sexta-feira (6), o Governo do Estado entregou as obras emergenciais de reparo realizadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), no trecho da rodovia BA-528, conhecida como Estrada do Derba, entre o entroncamento da BR-324 e a interseção com a BA-526, próximo ao Hospital do Subúrbio e da região do bairro de Valéria.
Antes da entrega, o governador Jerônimo Rodrigues, junto com vice-governador, Geraldo Júnior, fez a vistoria no local onde foram necessários serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica para recuperação do aterro que cedeu e do bueiro rompido após a forte chuva de 18 de agosto. O tráfego já está liberado no local.
“Em meados de agosto, uma chuva torrencial acabou destruindo parte da estrada e a gente achava que era um trabalho simples. Quando a Seinfra veio para fazer o serviço, detectou que precisava fazer algo mais profundo. Infelizmente, dentro do canal, que tem uma altura de 13 metros, foram encontrados entulhos como geladeiras, televisão. Então, isso acabou embargando o acesso da água, o que provocou o acúmulo e o prejuízo foi maior. Mas, agora a gente pode dizer que está entregando uma obra de qualidade”, destacou o governador.
Jerônimo anunciou ainda que o serviço entregue precede a próxima ação na rodovia, que será a licitação para duplicação da via. “A Seinfra e a Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), estão preparando a licitação para que a gente possa passar aqui como orçamento oriundo do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para duplicar e fazer aqui um bom acesso para quem usa diariamente essa estrada”, completou o governador que falou também sobre o trabalho junto às comunidades no entorno da BA-528.
Entre os serviços emergenciais, foi instalado um bueiro para facilitar o escoamento da água, em substituição ao equipamento anterior que sofreu danos e precisou de uma escavação equivalente a um prédio de cinco andares. Também foi feita a recomposição do aterro, a pavimentação e limpeza da pista, incluindo a sinalização horizontal e vertical. A interdição da via contou com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e da Transalvador.
Conforme o titular da Seinfra, Sérgio Brito, foi um trabalho complexo, de uma obra antiga, que acabou requerendo mais empenho das equipes de engenharia, mas que foi concluído em 54 dias. “Uma obra com mais segurança, com certeza, um investimento de quase R$ 1,5 milhão. Era uma obra antiga, de mais de 60 anos, quando você começa a mexer, aparecem coisas. Então, realmente tivemos que aprofundar e conseguimos resolver em tempo hábil”, explicou.